Afinal, é correto falar “gramatura” quando se fala de lixas de unhas?

O termo “gramatura” não está correto para este caso. Primeiramente, devemos saber é que o termo correto quando falamos sobre a abrasividade de lixas é ‘’granulometria’’. Muito se fala, de forma equivocada, os termos ‘’gramatura’’ ou até mesmo ‘’granulosidade’’, mas, como dito anteriormente, esses termos são inadequados para esse contexto. “Gramatura” se refere à espessura de uma folha de papel, tornando-se um nome errado para esta situação, apesar de ser uma expressão amplamente divulgada. A granulometria é como medimos a distribuição dos grãos na superfície da lixa, é ela que indica o quão grossa ou fina é a lixa a partir dos seus grãos. Aliás, o termo “grão” também pode ser usado de forma correta neste caso.

 

 

Como se distribui grãos em uma lixa de unhas?

Para distribuir os grãos que serão colados nas lixas, usa-se uma peneira que possui um determinado número de furos por polegada (2,54 cm). Ou seja, o tamanho do grão é definido conforme o número de furos distribuídos em uma polegada dessa peneira.

grãos-são-distribuídos-nas-lixas
Grão 100

Por exemplo, para um abrasivo de grão 100, são selecionados grãos mais grossos que irão passar por uma peneira com 100 furos por polegada.

grãos-são-distribuídos-nas-lixas
Grão 240

No abrasivo de grão 240, grãos irão passar por uma peneira que tem 240 furos por polegada. Note que, por ser o mesmo espaçamento, uma polegada, e com mais furos, esses furos precisam ser menores, o que nos leva a ter grãos mais finos em lixas 240.

Grão 100 e grão 240

Por isso, os números mais baixos correspondem aos grãos mais grossos e abrasivos, e os números maiores aos grãos mais finos.

 

O que é uma lixa de unha em refil?

l
Lixa em refil adesivo

Diferente do estilo de lixas que encontramos no mercado, a Staleks PRO trabalha em sua maioria com lixas em refil, sejam essas de inserção ou adesivas. As lixas Flex, que são aquelas lixas minerais prontas para uso, as quais não precisam de uma base para acoplar a lixa, também fazem parte do catálogo da Staleks. No entanto, vamos te apresentar aqui um novo estilo de lixas e te explicar a diferença entre elas.

Quando falamos de lixas em refil, trata-se de lixas de unhas que serão inseridas ou coladas em uma base, podendo ser de inox, polímero, acrílico, entre outros materiais.

base-em-inox-staleks
Base em inox MBE 20

BAIXE AQUI O E-BOOK “EU TÔ MUITO ME LIXANDO” E SAIBA TUDO SOBRE AS LIXAS DE UNHAS STALEKS

Quais as diferenças entre a lixa de unha de inserção e a adesiva? 

Lixa em refil adesivo

Na lixa em refil adesivo, o profissional irá destacar a proteção do refil e colá-lo em sua base de preferência. As vantagens deste tipo de lixa é que ela promove uma perfeita aderência do refil na base, fazendo com que, dessa forma, a lixa não se mova durante o atendimento. Além disso, o refil adesivo está disponível em uma gama de grãos para unhas naturais e artificiais, e também possui opções no formato bumerangue, o que não ocorre nas lixas de inserção.

lixa-em-refil-de-insercao
Lixa em refil de inserção

Já no refil de inserção, ou refil papmAm, ao invés da proteção do adesivo, as lixas possuem uma abertura no meio. É nesta abertura onde iremos inserir a base de lixas. Entre os benefícios deste tipo de refil, destacamos a fácil anexação e remoção do refil da base e o fato de manter a base limpa e sem cola após o trabalho. É importante salientar também, que o refil de inserção possui uma proteção nas laterais das lixas. Aliás, esta proteção de papel traz um conforto maior aos clientes e evita lesões. O refil de inserção também está disponível em diversos grãos e promove uma super praticidade no dia a dia da manicure.

Lixa em refil de inserção possui proteção nas laterais