A esmaltação em gel tem feito um super sucesso entre as manicures. Cada vez mais profissionais buscam se aperfeiçoar na técnica e oferecer este serviço em seu portfólio, visto que a procura tem sido alta pelas clientes.

O esmalte em gel propicia alguns benefícios e até promete um resultado melhor do que a esmaltação tradicional. Entrevistamos a Nail Designer Kátia Buffon, especialista em esmaltação em gel, para tirar algumas dúvidas sobre o assunto. Confira!

 

Staleks: Você é especialista em esmaltação em gel. Ainda trabalha com a esmaltação tradicional ou migrou totalmente para o gel?

Kátia: Migrei totalmente para esmaltação em gel quando percebi os benefícios de durabilidade, brilho e o fato da secagem instantânea!

A esmaltação em gel também me proporcionou reduzir horas de atendimentos e um ganho maior mensal.

 

Staleks: É necessário que a manicure faça algum curso para aprender essa técnica?

Kátia: Com toda certeza, parece simples… mas não é. É uma técnica que exige estudo a cima de tudo.

 

Staleks: Quais as principais diferenças entre esmaltação tradicional e esmaltação em gel? E qual a mais vantajosa?

Kátia: Esmaltação tradicional tem uma composição rica em solventes e precisa secar por evaporação, podendo demorar até 48 hrs a secagem total. Durabilidade de 5 a 10 dias.

Esmaltação em gel gera uma resistência,por ter uma composição que ativado na cabine LED/UV, causa uma rigidez maior. Tem durabilidade de 15 a 21 dias.

A esmaltação em gel se torna mais vantajosa, pelo custo benefício, brilho intenso e por proporcionar um revestimento que causa uma “impressão “ de unhas mais “fortes”. E o melhor de tudo, saem secas na hora.

 

Staleks: Na batalha “Alicate x Tesoura”, qual das duas ferramentas promove um acabamento melhor na esmaltação em gel?

Kátia: Ambas, porém.. é preciso técnica e entendimento. Eu amo a tesoura, meu carro chefe!

 

Staleks: Poderia dizer como é o passo a passo do procedimento?

Kátia: Higienização /Preparação de cutícula / preparação de lâmina/ higienização/ desidratador/ adesivador/ base gel -blindagem ou alinhamento/ 2x cor/ top coat

 

Staleks: Qual a maneira correta de remover o esmalte em gel? Tem alguma dica valiosa?

Kátia: Hoje no mercado existem várias marcas, as que são removíveis 100% com uso de acetona e outras com a possibilidade de utilizar a broca para a remoção de 80% do produto para uma nova aplicação.

No caso da acetona, utilizo a lixa 180/180 para remover o brilho (top coat), logo depois embebedo o algodão com acetona colocando em cima da lâmina e envolvo com papel alumínio por no máximo 5 a 10 min; em seguida raspo o mesmo com espátula de remoção da Staleks.

A dica valiosa é entender a técnica escolhida, trabalhar com segurança.

Eu uso duas técnicas, tanto a remoção química quanto a física.

 

Staleks: Por muitas vezes envolver o uso de lixas e brocas na lâmina ungueal, a esmaltação em gel pode danificar as unhas naturais?

Kátia: Com toda certeza, por isso fazer uma certificação é muito importante para desenvolver o uso das mesmas. Os danos podem ser irreversíveis.

 

Staleks: Qual a diferença entre banho de gel e esmaltação em gel?

Kátia: Banho de gel é usado um gel Hard para construção de unhas (alongamentos) e Esmaltação em Gel são produtos maleáveis (soft) que acompanham o movimento da lâmina natural.

 

Staleks: Acredita que a esmaltação em gel é o futuro na profissão, ou acha que a esmaltação comum sempre terá o seu espaço?

Kátia: Acredito que cada vez menos iremos usar esmaltes comuns.

Falo isso pela demanda de procura para cursos sobre a técnica. É a unha da mulher moderna.

 

Staleks: Para finalizar, cite 5 ferramentas Staleks que são suas queridinhas e aliadas no dia a dia de manicure.

Kátia: Tesoura SE 50-1

Espátula PS 50-2

Alicate NE 90-7

Broca Cilíndrica Azul FA20B025/6K (Peles mais grossas ou com sudorese)

Broca Cilíndrica Vermelha FA20R025/6K (Peles mais sensíveis)

Lixa 240 papmAm DFCE-22-240